Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(3): e20230120

Reabilitação Cardíaca Baseada em Exercícios (RCBE): Novas Fronteiras no Pós-Novo Coronavírus

Rosane Maria Nery ORCID logo , Antonio Cardoso dos Santos, Eduardo Lima Garcia

DOI: 10.36660/abc.20230120

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Impacto da COVID-19 nos Programas de Reabilitação Cardiovascular no Brasil: Um Estudo Transversal Baseado em uma Pesquisa Online".

A pandemia da doença de coronavírus 2019 (COVID-19), além de repercussões físicas, emocionais e sociais gerou importantes alterações nas medidas não farmacológicas de auxílio ao tratamento de pacientes com doenças cardíacas, como é o caso da Reabilitação Cardíaca Baseada em Exercícios (RCBE). A incapacidade associada à síndrome pós-COVID-19 parece ter um impacto considerável nos serviços de saúde, pois o tratamento desses pacientes implica uma demanda muito grande de cuidados e um alto custo econômico.

Evidências científicas demostraram uma associação estreita do comportamento sedentário com desenvolvimento e agravo de doenças cardiovasculares (DCV), além de mortalidade precoce. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas, onde a RCBE é um pilar fundamental.,

[…]

Reabilitação Cardíaca Baseada em Exercícios (RCBE): Novas Fronteiras no Pós-Novo Coronavírus

Comentários

Pular para o conteúdo