Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(6): e20240330

Registros e Medicina Baseada em Evidências

Fernando Antibas Atik ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20240330

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Idade, Insuficiência Renal e Transfusão são Preditores de Risco de Longa Permanência Hospitalar após Cirurgia de Revascularização do Miocárdio".

Desde a conquista histórica de René Favaloro em 1967, a cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) desenvolveu grandes avanços. Apesar da ampla adoção da intervenção coronária percutânea com implante de stent, a CRM continua sendo uma opção de tratamento invasivo extremamente importante em pacientes com doença arterial coronariana. A cirurgia de revascularização miocárdica tem sido extensivamente investigada na literatura por meio de muitos ensaios clínicos randomizados e registros observacionais multicêntricos e unicêntricos em grande escala, que proporcionaram adequação de decisão em uma abordagem centrada no paciente, alcançando o mais alto nível de recomendação em muitos cenários clínicos.

Neste número dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, o manuscrito intitulado “Idade, Insuficiência Renal e Transfusão são Preditores de Risco de Longa Permanência Hospitalar após Cirurgia de Revascularização do Miocárdio” aborda uma questão importante. Os autores tiveram como objetivo determinar os fatores associados ao tempo prolongado de internação pós-operatória, definido como superior a 14 dias. Os autores estudaram 3.703 pacientes submetidos à CRM durante 2 anos, utilizando o Registro Estadual de São Paulo REPPLICAR II. Esses dados estão desatualizados em uns 5 anos. Encontraram que 6,16% dos pacientes tiveram tempo de internação pós-operatória prolongado, sendo os determinantes pré e intraoperatórios do desfecho primário, por meio de análise de regressão logística multivariada, presença de idade superior a 60 anos, disfunção renal pré-operatória e transfusão intraoperatória de hemácias.

[…]

Registros e Medicina Baseada em Evidências

Comentários

Pular para o conteúdo