Arq. Bras. Cardiol. 2018; 111(3): 354-355

Relação da Adiponectina com as Características da Placa Aterosclerótica ao Ultrassom Intravascular com Radiofrequência e Desfechos Cardiovasculares

José Mariani Junior

DOI: 10.5935/abc.20180173

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Relação da Adiponectina com as Características da Placa Aterosclerótica ao Ultrassom Intravascular com Radiofrequência e Desfechos Cardiovasculares".

A inflamação é um componente complexo e necessário da resposta a estímulos biológicos, químicos ou físicos, e os eventos celulares e moleculares que iniciam e regulam as interações entre os diversos atores do processo inflamatório das lesões ateroscleróticas permanece sendo fonte de investigações em andamento.

O objetivo do Projeto Colaborativo Europeu sobre Inflamações e Remodelagem da Parede Vascular no Estudo Aterosclerose – Ultrassom Intravascular (ATHEROREMO-IVUS) era investigar as relações de perfil genético e novos biomarcadores inflamatórios e circulantes com fenótipo de placa coronária e vulnerabilidade conforme determinado por ultrassom intravascular (IVUS). Os resultados deste ensaio tem nos auxiliado a melhorar nossos conhecimentos sobre o papel do perfil genético e de biomarcadores inflamatórios circulantes em relação ao desenvolvimento da aterosclerose e placas vulneráveis.

[…]

Relação da Adiponectina com as Características da Placa Aterosclerótica ao Ultrassom Intravascular com Radiofrequência e Desfechos Cardiovasculares

Comentários

Pular para o conteúdo