Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(6): e20230304

Relação Metabólica e Inflamatória entre Covid-19 e Não-HDL-C

Renato Jorge Alves ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230304

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Valor Prognóstico do Colesterol não HDL na Pneumonia por COVID-19".

O estudo “Valor prognóstico do colesterol não HDL na pneumonia por COVID-19” avaliou o valor preditivo do colesterol de lipoproteína não de alta densidade (não-HDL-C) em pacientes com SARS-CoV-2 para mortalidade na infecção por Covid-19. Os autores incluíram 1.435 pacientes entre janeiro de 2020 e junho de 2022. Os resultados mostraram que idade, proteína C-reativa e DHL estavam positivamente correlacionados com não HDL-C, e o grupo não sobrevivente era mais velho. Esses resultados corroboram os resultados dos estudos que demonstram que vários biomarcadores poderiam ser usados como valor preditivo para prognóstico e mortalidade na doença Covid-19.

O não-HDL-C representa uma carga total de lipoproteínas aterogênicas, como LDL-C, VLDL-C, IDL-C, Lp(a) e remanescente de quilomícron. Pode ser usado como um preditor de risco, mesmo em amostras sem jejum, quando os triglicerídeos aumentam. Por outro lado, as infecções por COVID-19 diminuem os níveis de colesterol total, LDL-C, HDL-C e apolipoproteína AI, A-II e B, enquanto os níveis de triglicerídeos podem estar normais ou aumentados. O grau de redução do colesterol total, LDL-C, HDL-C e apolipoproteína AI poderia ser preditivo de mortalidade. Níveis reduzidos de HDL-C e apolipoproteína AI avaliados antes de infecções por COVID-19 estariam associados a um risco aumentado de infecções graves por Covid-19, enquanto níveis de LDL-C, apolipoproteína B, Lp (a) e triglicerídeos não estariam. As infecções por Covid-19 alteram os níveis de lipídios e lipoproteínas, e os níveis de HDL-C podem afetar o risco de desenvolver infecções por Covid-19.

[…]

Relação Metabólica e Inflamatória entre Covid-19 e Não-HDL-C

Comentários

Pular para o conteúdo