Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(10): e20240698

RNA Não Codificante e Hipertrofia Cardíaca

Gustavo Augusto Ferreira Mota ORCID logo , Mariana Gatto ORCID logo , Claudia Maria Silva Cyrino, Silvio Assis de Oliveira Júnior, Marina Politi Okoshi

DOI: 10.36660/abc.20240698

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "O Knockdown de LncRNA CCAT2 Alivia a Sobrecarga de Pressão ou a Hipertrofia Cardíaca Induzida por Ang II por Meio da Interrupção da Sinalização Wnt/β-catenina".

Apesar de avanços na medicina cardiovascular, as doenças cardíacas constituem grave problema de saúde pública devido a sua grande prevalência, custos elevados e alta morbimortalidade. Portanto, há necessidade de melhorar a compreensão sobre mecanismos moleculares envolvidos na fisiopatologia das doenças cardiovasculares.

Após um estímulo agressor, o coração passa pelo processo de remodelação, inicialmente caracterizado por mudanças na expressão do genoma. As alterações levam a modificações moleculares, celulares e intersticiais que se manifestam clinicamente por variações no tamanho, forma e função do coração. A remodelação cardíaca é habitualmente acompanhada por ativação de sistemas neuro-hormonais. Em condições fisiológicas, o sistema renina-angiotensina desempenha papel fundamental na regulação da pressão arterial e equilíbrio hidro-eletrolítico. Entretanto, quando excessivamente ativado, induz efeitos deletérios ao coração, entre os quais se destacam a hipertrofia e morte miocitária e fibrose miocárdica intersticial.

[…]

RNA Não Codificante e Hipertrofia Cardíaca

Comentários

Pular para o conteúdo