Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(7): e20230387

Sarcopenia: Uma Importante Entidade ainda pouco Investigada na Insuficiência Cardíaca

Roberto Magalhães Saraiva ORCID logo , Andréa Rodrigues da Costa

DOI: 10.36660/abc.20230387

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Sarcopenia: Marcadores Inflamatórios e Humorais em Pacientes Idosos com Insuficiência Cardíaca".

A sarcopenia é considerada uma síndrome dependente da idade, caracterizada por declínio gradual da massa muscular esquelética, força e desempenho físico, sendo reconhecida como entidade clínica específica pela Organização Mundial da Saúde apenas em 2016. Os critérios diagnósticos têm sido motivo de debate. No entanto, o European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP), em seu consenso revisado, definiu que o diagnóstico de sarcopenia deve começar com baixa força muscular como primeiro critério para identificar pacientes com provável sarcopenia, o que somado ao critério de baixa quantidade/qualidade muscular confirmaria o diagnóstico de sarcopenia, e somado ao baixo desempenho físico confirmaria grave sarcopenia. Os diferentes métodos e seus pontos de corte para avaliar massa muscular, força e capacidade de exercício para homens e mulheres foram recentemente revisados em outro trabalho.

A sarcopenia piora com a idade; espera-se uma perda anual de 1-2% na massa muscular após os 50 anos e um aumento anual de 3% na prevalência de sarcopenia após os 60 anos. No entanto, pacientes com insuficiência cardíaca (IC) apresentam maior prevalência de sarcopenia do que seus congêneres com idade semelhante, mas sem IC. Uma metanálise recente descreveu que a prevalência de sarcopenia em pacientes com IC foi de 31%. De fato, as vias da fisiopatologia da sarcopenia e da IC compartilham componentes importantes, como alterações hormonais, inflamação, estresse oxidativo, apoptose e superativação do sistema ubiquitina-proteassoma, e alguns aspectos da IC, como baixo fluxo sanguíneo muscular, podem favorecer a sarcopenia, o que pode explicar a maior prevalência de sarcopenia em pacientes com IC e seu pior prognóstico. , No entanto, há pouca evidência sobre intervenções terapêuticas para tratar a sarcopenia em pacientes com IC. Abordagens farmacológicas, nutricionais, hormonais e baseadas em exercícios foram postuladas como benéficas. Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) e os bloqueadores dos receptores da angiotensina (BRA) demonstraram ter propriedades de proteção muscular em estudos pré-clínicos, mas os estudos clínicos falharam em provar que essas drogas podem melhorar a distância percorrida ou a força e função muscular em idosos. A espironolactona pode retardar o progresso da sarcopenia. A suplementação de vitamina D aumenta a força muscular esquelética em idosos e pode ajudar pacientes com IC sarcopênica. Outra terapia potencial poderia ser a terapia de suplementação de testosterona para atingir a faixa fisiológica, mas sua segurança em pacientes com IC ainda não foi testada. Uma terapia que combine suplementação nutricional e reabilitação cardíaca, incluindo exercícios, é a melhor abordagem para tratar a sarcopenia. ,

[…]

Sarcopenia: Uma Importante Entidade ainda pouco Investigada na Insuficiência Cardíaca

Comentários

Pular para o conteúdo