Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(1): e20230820

Será a Ablação por Cateter para Fibrilação Atrial em Pacientes com Insuficiência Cardíaca e Fração de Ejeção Reduzida uma Boa Opção Terapêutica?

Sergio Menezes Couceiro ORCID logo , Fernando Mendes Sant'Anna ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230820

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Ablação por Cateter para Fibrilação Atrial em Pacientes com Fração de Ejeção do Ventrículo Esquerdo ≤ 45%: Uma Metanálise de Ensaios Clínicos Randomizados".

O artigo foi bem escrito, interessante, tem relevância e validade e teve como objetivo comparar resultados obtidos através de metanálises de ensaios randomizados controlados sobre ablação por cateter em pacientes com fração de ejeção do ventrículo esquerdo inferior a 45%.,

Os métodos utilizados foram interessantes e procuraram responder à questão principal. Eles buscaram na literatura estudos que comparassem ablação por cateter (AC) com terapia médica em pacientes com fibrilação atrial (FA) com (fração de ejeção do ventrículo esquerdo) FEVE ≤45%. Foi realizada uma metanálise de 7 ensaios clínicos, incluindo 1.163 pacientes com FA e insuficiência cardíaca (IC). Todos os testes foram bilaterais e apenas um valor p <0,05 foi considerado estatisticamente significativo.

[…]

Será a Ablação por Cateter para Fibrilação Atrial em Pacientes com Insuficiência Cardíaca e Fração de Ejeção Reduzida uma Boa Opção Terapêutica?

Comentários

Pular para o conteúdo