Arq. Bras. Cardiol. 2020; 114(3): 484-485
Síndrome de Takotsubo: Uma Doença Recorrente?
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Fatores Associados à Recorrência na Síndrome de Takotsubo: Uma Revisão Sistemática".
Vários termos (como Síndrome do Coração Feliz, Síndrome do Coração Partido e Cardiomiopatia de Takotsubo) têm sido utilizados para se referir à Síndrome de Takotsubo (STT), definida recentemente. O primeiro caso de STT foi descrito no Japão (Hiroshima City Hospital) em 1983 e um relato de cinco casos foi publicado em um livro de medicina japonês em 1990.
Entretanto, em contraste com outras cardiomiopatias que geralmente não são transitórias por natureza, a STT é caracterizada por uma anormalidade temporária do movimento da parede do VE na ausência de feocromocitoma, miocardite e compartilha características comuns com sintomas semelhantes na apresentação da síndrome coronária aguda (SCA), anormalidades no ECG, biomarcadores cardíacos elevados, bem como uma mortalidade hospitalar comparável com infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCST) e sem supradesnivelamento do segmento ST (IAMSST), especificamente em termos de um forma microvascular da SCA. A Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) também estabeleceu o Critério Internacional de Diagnóstico Takotsubo ( InterTAK Diagnostic Criteria ), que implementa um algoritmo de diagnóstico e atribui uma pontuação à STT.
[…]
2.057