Arq. Bras. Cardiol. 2018; 111(3): 392-393
Speckle Tracking Ecocardiografia Tridimensional na Amiloidose: Uma Nova Avaliação para uma Doença Rara
DOI: 10.5935/abc.20180182
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Análise da Deformação Atrial Direita na Amiloidose Cardíaca – Resultados de Ecocardiografia Tridimensional de Speckle-Tracking do Estudo MAGYAR-Path".
O depósito das imunoglobulinas no miocárdio caracteriza o acometimento cardíaco da amiloidose (AC). A infiltração fibrilar, que pode ocorrer em todas as cavidades do coração, leva ao fenótipo de cardiomiopatia restritiva, com mecanismos fisiopatológicos complexos, e que resultarão no diagnóstico sindrômico de insuficiência cardíaca congestiva. Na maior parte dos casos, a disfunção diastólica é predominante, podendo ser acompanhada ou não de graus variáveis de disfunção sistólica, nas fases mais avançadas da doença. O remodelamento atrial por infiltração amiloide, pode contribuir para a redução do débito cardíaco por meio da contração atrial telediastólica insuficiente ou inexistente. O surgimento de instabilidade elétrica atrial, culminando com fibrilação atrial, sinaliza a piora sintomática e o prognóstico reservado desses pacientes.
Historicamente, as cavidades direitas do coração têm sido negligenciadas nas avaliações ecocardiográficas. Possivelmente, a complexa morfologia do ventrículo direito (VD) contribuiu para a falta de dados reprodutíveis em termos de planos de corte ecocardiográficos, diferentemente do ventrículo esquerdo (VE). O desenvolvimento da ecocardiografia tridimensional (3DE) permitiu o cálculo dos volumes e função ventricular direitas de modo mais acurado nas diversas patologias com envolvimento desta câmara.
[…]
292