Arq. Bras. Cardiol. 2021; 117(2): 341-342
Sucessos e Desafios no Enfrentamento das Doenças Cardiovasculares no Brasil: Viver Mais e Melhor
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Taxas de Mortalidade por Doenças Cardiovasculares e Câncer na População Brasileira com Idade entre 35 e 74 Anos, 1996-2017".
As doenças cardiovasculares (DCV) e o câncer representam as maiores causas de morte no Brasil e no mundo. Tendo em vista tamanha relevância epidemiológica, o artigo “Taxas de Mortalidade por Doenças Cardiovasculares e Câncer na População Brasileira com Idade entre 35 e 74 Anos, 1996-2017”, por meio da análise dos dados de mortalidade das Estatísticas Vitais do DATASUS (Sistema de Informação de Mortalidade – SIM), apresenta o perfil de mortalidade por esses grupos de doenças, discute sua evolução entre 1996 e 2017, e estima a contribuição futura dessas causas de morte, caso as tendências sejam mantidas. Os principais achados incluem a maior contribuição atual das DCV para a mortalidade no Brasil, porém com redução gradual de suas taxas padronizadas por idade. Esta tendência não ocorre para as taxas de mortalidade por câncer – que permanecem estáveis – de forma que em poucos anos o câncer se tornará a principal causa de morte no país.
As DCV e o câncer, apesar de possuírem diferentes etiopatogenias, compartilham fatores de risco (FR), como tabagismo, obesidade, diabetes, consumo excessivo de álcool e baixo nível socioeconômico. Dessa forma, a manutenção da saúde cardiovascular ideal é inversamente proporcional à incidência de câncer. Assim, torna-se importante entender as tendências de exposição da população a esses FRs comuns ao longo das últimas décadas, quando as mudanças no estilo de vida derivadas da urbanização e o envelhecimento populacional contribuíram para a incidência e mortalidade elevadas de ambas as doenças. Com essas informações em mente, Mansur e Favarato analisaram os dados de mortalidade de homens e mulheres por todas as causas, por DCV, doenças isquêmicas do coração (DIC), doenças cerebrovasculares (DCbV) e câncer neste período de 21 anos.
[…]
Palavras-chave: Desafios; Doenças Cardiovasculares; Epidemiologia; Sucessos
719