Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(1): e20220906
Suco de Beterraba Pode Ser um Ingrediente Dietético para Proteger o Endotélio Vascular
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Efeitos Agudos do Nitrato Dietético na Pressão Central e Desempenho Cardíaco em Hipertensos: Estudo Cruzado, Randomizado e Placebo-Controlado".
As primeiras Recomendações Dietéticas originaram-se em 1941 por ordem do Presidente Franklin Roosevelt, quando convocou a “Conferência Nacional de Nutrição em Defesa” para garantir uma população apta para a guerra, minimizando as doenças por deficiência de nutrientes. No mesmo ano, a Associação Médica Americana declarou que “a pesquisa em nutrição deve ser encorajada” com objetivos primários de “estimar as quantidades de nutrientes essenciais nos alimentos”, “deteção de estados de deficiência nutricional”, e determinação mais precisa de “ótimos e mínimos requisitos” para cada nutriente.
Em humanos, após absorção através da parede do estômago, 25% do nitrato consumido entra na circulação entero-salivar onde é reduzido a nitrito (NO2) por nitrato redutases bacterianas de anaeróbios facultativos na superfície dorsal da língua. , Este nitrito é engolido e no ambiente ácido do estômago é reduzido a óxido nítrico (NO) ou entra novamente na circulação como nitrito. Desse modo, o nitrato dietético pode representar uma fonte intravascular da molécula vasoprotetora pleiotrópica NO e atua como potente dilatador, sobre a pressão arterial e retarda a aterogênese inibindo o recrutamento de células inflamatórias e a agregação plaquetária. Assim, protegendo o endotélio vascular, influencia numerosas patologias cardiovasculares (pré-hipertensão, hipertensão, aterosclerose, e acidente vascular cerebral) associadas com disfunção endotelial e diminuição da bioatividade do NO. Recentemente, estudos demonstraram que o nitrito confere proteção marcada contra lesão de isquemia/reperfusão (I/R) no miocárdio, rim, pulmão, e vasculatura cerebral. ,
[…]
Palavras-chave: Endotélio Vascular; Hipertensão; Óxido Nítrico; Reatividade
1.041