Arq. Bras. Cardiol. 2022; 118(5): 914-915

Superando a Montanha-Russa Hormonal ao Longo da Vida das Mulheres: Um Ponto de Virada para a Prevenção Cardiovascular

M. Julia Machline-Carrion ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20220259

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Terapia Hormonal e Hipertensão em Mulheres na Pós-Menopausa: Resultados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil)".

Embora as doenças cardiovasculares (DCV), especialmente a doença arterial coronariana e o acidente vascular cerebral, sejam a principal causa de morte e incapacidade no Brasil, tanto em mulheres quanto em homens, , a prevenção cardiovascular (CV) implica uma abordagem abrangente das diferenças inerentes ao sexo. Nesse sentido, compreender, por exemplo, o papel da hipertensão, importante fator de risco para doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral em mulheres brasileiras, no contexto das especificidades dessa população é fundamental.

Distúrbios hipertensivos, incluindo hipertensão induzida pela gravidez (ocorrendo em 6-7% das gestações) e pré-eclâmpsia/eclâmpsia (ocorrendo em até 10% das gestações), são importantes fatores de risco CV , que devem ser considerados ao avaliar o risco CV das mulheres.

[…]

Superando a Montanha-Russa Hormonal ao Longo da Vida das Mulheres: Um Ponto de Virada para a Prevenção Cardiovascular

Comentários

Pular para o conteúdo