Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(5): e20230281
Telecardiologia e Seu Potencial em Áreas Remotas
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Características Clínicas e Manejo de Pacientes Avaliados por Teleconsulta Cardiológica na Região Brasileira com Maior Número de Cidades Isoladas".
Muitas foram as mudanças ocorridas nos últimos anos no campo da Telemedicina, no Brasil e no mundo, para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Avançamos no entendimento da relevância e do impacto da telemedicina e sua aplicação nos cuidados em saúde, principalmente na prevenção e promoção da saúde. E para acompanhar todas essas transformações foi necessário também avançarmos do ponto de vista legal. No período da pandemia a Lei No. 13.989 de 15 de abril de 2020 permitiu o atendimento direto ao paciente através da teleconsulta, algo que até então não era permitido no Brasil. Atualmente temos em vigência a Resolução de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina No. 2.314 de 05 de maio de 2022 e a Lei No. 14.510, conhecida como a Lei da Telessaúde, de 27 de dezembro de 2022que permite a teleconsulta em todo o território nacional. Isso permitiu que áreas antes desprovidas de atendimento especializado pudessem ter acesso ao especialista em termo real (síncrono) para atendimento em diversas especialidades.
A teleconsulta médica, definida pela consulta não presencial, mediada por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com médico e paciente localizados em diferentes espaços, é uma das modalidades de atendimento por telemedicina. Na cardiologia, essa modalidade se faz ainda mais importante uma vez que as doenças cardiovasculares (DCV) são a maior causa de morbimortalidade no Brasil e no mundo, com crescente importância à medida que ocorre o envelhecimento populacional, impactando em custos para os sistema de saúde. E em um país da dimensão territorial do Brasil, a presença do especialista em todos os locais se torna muito difícil, além de demandar muito tempo e alto custo para viabiliza-lo em todos os pontos de atendimento primário ou secundário.
[…]
Palavras-chave: Áreas Remotas; Doenças Cardiovasculares; Prevenção de Doenças; Telecardiologia; Teleconsulta; Telemedicina
297