Arq. Bras. Cardiol. 2020; 114(4): 645-646

Transplate Cardíaco e a “Câmara Secreta”: Como a Avaliação Ecocardiográfica do Ventrículo Direito pode Revelar a Rejeição Celular Aguda

Henrique Turin Moreira ORCID logo , Minna Moreira Dias Romano ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20200177

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Disfunção Ventricular Direita e Rejeição em Transplante Cardíaco".

Embora o transplante (Tx) cardíaco tenha alcançado grande evolução técnica e científica nas últimas décadas, a rejeição celular aguda (RCA) ainda representa uma importante ameaça aos pacientes submetidos a esse procedimento. Protocolos de rastreio de rejeição aguda associados à terapêutica imunossupressora precoce são essenciais para o sucesso do mesmo. No entanto, a biópsia endomiocárdica, embora dispendiosa e invasiva, ainda é método de referência para o rastreio da RCA.

A RCA relaciona-se a danos incipientes na função miocárdica, que podem não ser detectados pelas técnicas ecocardiográficas convencionais de análise da função miocárdica. A deformação miocárdica, analisada pela técnica de rastreamento de pontos, é capaz de detectar disfunção miocárdica incipiente em diversas patologias, dentre elas, a RCA pós Tx cardíaco.

[…]

Transplate Cardíaco e a “Câmara Secreta”: Como a Avaliação Ecocardiográfica do Ventrículo Direito pode Revelar a Rejeição Celular Aguda

Comentários

Pular para o conteúdo