Arq. Bras. Cardiol. 2021; 116(1): 12-13
Treinamento Resistido de Intensidade Moderada Melhora o Estresse Oxidativo no Coração
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Treino de Força Reduz Stress Oxidativo Cardíaco e Renal em Ratos com Hipertensão Renovascular".
A hipertensão renovascular (HRV) é uma das principais causas de hipertensão secundária, muitas vezes levando à hipertensão resistente, ou seja, que não responde bem ao tratamento médico agressivo. Essa condição é definida como hipertensão arterial sistêmica que se manifesta em decorrência do comprometimento do suprimento sanguíneo para os rins., No contexto epidemiológico, a HRV é responsável por 1 a 5% de todos os casos de hipertensão e 5,4% da hipertensão secundária em adultos jovens.
Estudos demonstram associação da doença com baixos níveis de atividade física ou aptidão física em hipertensos., Sabe-se que o treinamento físico tem ação protetora contra doenças cardiovasculares.– Em 2016, a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, reportou que a redução da pressão arterial é a medida mais eficaz para diminuir o risco cardiovascular e retardar a progressão dos danos renais, independentemente do anti-hipertensivo utilizado. O treinamento de resistência/exercício aeróbio promove importante efeito hipotensor em pacientes hipertensos e, portanto, tem sido recomendado como o tipo de exercício preferencial para prevenção e tratamento da hipertensão arterial.,
[…]
671