Arq. Bras. Cardiol. 2022; 118(1): 75-76

Trombólise na Embolia Pulmonar: Octogenários Merecem mais Atenção!

Hugo Hyung Bok Yoo ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20210912

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Terapia Trombolítica em Octogenários com Embolia Pulmonar Aguda".

A embolia pulmonar (EP) é uma doença cardiovascular comum que pode ser potencialmente fatal, e sua incidência aumenta com a idade. Ela é a terceira causa mais comum de mortalidade cardiovascular, além de ser responsável por 100.000 a 180.000 mortes por ano. A insuficiência cardíaca do lado direito e recorrências são as principais causas de morte associadas à EP. A maioria das mortes ocorre na primeira hora após os pacientes apresentarem instabilidade hemodinâmica. Portanto, o prognóstico desses pacientes depende de um tratamento rápido.,

Para determinar uma abordagem terapêutica adequada em pacientes com EP, a estratificação de risco apropriada é decisiva para iniciar o tratamento eficaz o mais rápido possível e evitar mortes. Portanto, pacientes com baixo risco de mortalidade podem ser candidatos ao tratamento com anticoagulantes em casa ou à alta hospitalar antecipada. Pacientes com risco intermediário podem demandar terapias antitrombóticas e observação clínica próxima para escalar o regime terapêutico no caso de debilitação clínica. Já os pacientes com alto risco devem realizar a pronta revascularização direcionada por cateter percutâneo ou farmacológico ou por tratamento cirúrgico.

[…]

Trombólise na Embolia Pulmonar: Octogenários Merecem mais Atenção!

Comentários

Pular para o conteúdo