Arq. Bras. Cardiol. 2021; 116(1): 36
Uma Colaboração para Parar de Fumar
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Qualidade do Sono Associada ao Nível Habitual de Atividade Física e Sistema Nervoso Autônomo de Fumantes".
A associação de tabagismo e sedentarismo constitui uma importante expressão de morbimortalidade em amplas faixas etárias.
O presente estudo potencializa os reconhecidos riscos do tabagismo, correlacionando à qualidade do sono e às disfunções autonômicas com níveis de atividade física. Parâmetros considerados como fatores de risco para patologias cardiovasculares. Vale destacar à acurada metodologia contribuindo com a legitimação desse estudo. No grupo mais ativo (p>50) foram observados valores mais elevados da massa muscular esquelética, relacionados com o melhor desempenho e influenciando no metabolo reflexo. O tratamento estatístico demonstrou correlações significativas entre o fumo, a qualidade do sono e a disfunção autonômica. Acreditamos que um número mais elevado dos candidatos ao estudo, possa obter correlações mais fortes. Sugerimos como continuação desse estudo, avaliar a recuperação da frequência cardíaca no primeiro minuto da recuperação pós esforço, indicador de adaptação autonômica parassimpática de valor prognóstico nas afecções cardiovasculares. Vale, também, melhor quantificação de atividade física que caracteriza o comportamento ativo ou não. Merece destaque a bibliografia atual, com cerca de 16% de autores do nosso país.
[…]
Palavras-chave: Estilo de Vida Sedentário; Exercício; Hábito de Fumar; Morbimortaliadade; Sistema Nervoso Autônomo; Sono
259