Arq. Bras. Cardiol. 2019; 112(3): 258-259

Vamos olhar (o) direito durante a avaliação da disfunção diastólica?

Murilo Foppa ORCID logo , Angela Barreto Santiago Santos

DOI: 10.5935/abc.20190053

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Correlação Ecocardiográfica entre Função Ventricular Direita e Volume Atrial Esquerdo".

Quase metade dos pacientes com insuficiência cardíaca apresenta fração de ejeção preservada (ICFEP). A ICFEP é tradicionalmente atribuída a um aumento da pressão de enchimento diastólico final do ventrículo esquerdo (Pd2), desencadeada por mecanismos estruturais, metabólicos e funcionais. A ecocardiografia permite identificar os sinais de ICFEP, como disfunção diastólica (DD), átrio esquerdo aumentado e anormalidades mais sutis da função sistólica detectadas pelo strain longitudinal global., Alterações do ventrículo direito (VD) e hipertensão pulmonar também são identificadas pela ecocardiografia, sendo frequentemente observadas na ICFEP. No entanto, há controvérsias sobre se as alterações observadas nas câmaras cardíacas direitas são consequência de alterações do lado esquerdo ou se correspondem a efeito direto sobre as câmaras esquerda e direita, causado simultaneamente pelos mesmos mecanismos, tais como fibrose subendocárdica difusa e disfunção sistólica subclínica.

Neste estudo, Baroncini et al. buscaram apresentar mais evidências para preencher essa lacuna de conhecimento. Os autores compararam duas pequenas amostras de indivíduos com e sem DD (25 indivíduos em cada grupo) e não encontraram alterações significativas na função do VD entre os grupos medidos pela excursão sistólica do plano anular tricúspide (TAPSE) ou velocidade sistólica da parede livre do VD (s’). A análise secundária destacada pelos autores mostrou que, no subgrupo com DD, os 7 indivíduos com átrio esquerdo dilatado apresentaram piores parâmetros de função do VD em comparação com os demais pacientes com DD (n = 18). Esses resultados poderiam sugerir que as alterações do VD estariam presentes apenas naqueles já com aumento crônico da pressão atrial esquerda, identificado por sua dilatação.

[…]

Vamos olhar (o) direito durante a avaliação da disfunção diastólica?

Comentários

Pular para o conteúdo