Arq. Bras. Cardiol. 2022; 119(4): 512-513
Variabilidade da Pressão Arterial e do Risco Cardiovascular no ELSA-Brasil: Um Potencial Marcador Substituto para Predizer Mortalidade e Desfechos Cardiovasculares?
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Variabilidade da Pressão Arterial em Única Visita e Risco Cardiovascular em Participantes do ELSA-Brasil".
A homeostase da pressão arterial (PA) é um elemento crucial na proteção de eventos cardiovasculares. Muitas diretrizes nacionais e internacionais – propuseram valores-alvo para a pressão arterial, e essas recomendações consideram metas ligeiramente diferentes de acordo com os estágios da hipertensão, estratificação de risco e presença de doenças renais ou cardiovasculares e lesão de órgão-alvo. No entanto, esses valores são baseados em medidas de consultório, monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e monitorização domiciliar da pressão arterial (MDRA), não levando em conta a variabilidade da pressão arterial (VPA). A variabilidade interindividual da PA é um fator de risco independente para doenças cardiovasculares independentemente da PA média. – As flutuações nas medidas fisiológicas da pressão arterial não ocorrem aleatoriamente e podem contribuir ou ser preditores de desfechos cardiovasculares.
A maioria dos estudos avaliou a VPA em curto (24h), médio (>2 dias) ou longo prazo (semanal, mensal ou anual). , A VPA de curto prazo pode estar associada ao aumento do risco cardiovascular. ,
[…]
Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares; Fatores de Risco; Hipertensão; Homeostase; Pressão Arterial
719