Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(7): e20230492
Ventilação e Parâmetros Respiratórios em RCP: Onde Estamos e Próximos Passos!
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "O Uso de um Ventilador Mecânico Portátil na Ressuscitação Cardiopulmonar é Viável, Melhora os Parâmetros Respiratórios e Previne a Redução da Complacência Pulmonar Dinâmica".
A primeira menção de ressuscitação cardiopulmonar refere-se ao momento da criação de Adão, tendo Deus “soprado em sua boca, dando-lhe a vida”. Menos simbólica e mais precisa em seu detalhamento, e considerada por muitos historiadores como o primeiro relato de manobras de RCP, está também na bíblia a descrição no livro dos Reis sobre o profeta Eliseu, um discípulo de Elias, que reanimou um jovem filho de uma viúva sunamita. “…subiu à cama, deitou-se sobre o menino e, pondo a sua boca sobre a boca dele, os seus olhos sobre os olhos dele e suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre o menino; este espirrou sete vezes e abriu os olhos” manobra realizada por Eliseu, narrada no II Reis 4:34-35141.
Paracelsus avaliou, em 1530, uso de foles de lareira para introdução do ar nos pulmões de indivíduos aparentemente mortos, caracterizando as primeiras e rústicas tentativas de ventilação artificial, baseadas no princípio, até hoje utilizado, da ventilação sob pressão positiva, utilizando as unidades bolsa-valva-máscara.
[…]
Palavras-chave: Parada cardíaca; Reanimação Cardiopulmonar; Ventilação
543