Arq. Bras. Cardiol. 2020; 115(4): 688-689
Análise Computacional da Dinâmica dos Fluídos na Substituição da Valva Aórtica Transcateter
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Predição do Mapa de Estresse em Aorta Ascendente: Otimização da Posição Coaxial no Implante Valvar Aórtico Percutâneo".
A substituição da válvula aórtica transcateter (TAVR), uma cirurgia cardíaca minimamente invasiva, foi introduzida por Cribier et al., como alternativa à cirurgia cardíaca tradicional a céu aberto no tratamento de indivíduos com estenose valvar aórtica importante e de alto risco cirúrgico, devido à idade avançada ou à presença de múltiplas comorbidades. Após os primeiros esforços pioneiros, o advento de válvulas protéticas inovadoras e abordagens e dispositivos mais refinados tecnologicamente, o uso de TAVR para pacientes com risco cirúrgico intermediário tem sido uma tendência mundial. No entanto, a variação no posicionamento e orientação da válvula protética após o procedimento de TAVR pode produzir alterações significativas na hemodinâmica aórtica e nas tensões correspondentes na parede do vaso.
Na aorta, existem duas categorias de tensões na parede do vaso. A primeira categoria de tensão é o resultado do atrito entre o sangue em movimento e a parede do vaso, que é proporcional à velocidade do sangue, afastando-se da camada íntima da parede do vaso. Esse tipo de tensão é conhecido como tensão de cisalhamento na parede aórtica (wall shear stress — WSS). A segunda categoria de tensão se deve à variação na pressão de pulso gerada durante o ciclo cardíaco. Nesta categoria, existem tensões circunferenciais, axiais e radiais transferidas para todas as camadas da parede do vaso. Com o avançar da idade, a aorta aumenta de tamanho, o arco muda sua forma de um semicírculo quase perfeito e o vaso geralmente se torna mais tortuoso. Além disso, a mudança na curvatura natural da aorta introduz a dinâmica de fluxo secundária e a assimetria no fluxo, que influenciam diretamente a distribuição e magnitude da tensão de cisalhamento sobre a parede do vaso.
[…]
1.096