Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(4): e20250171

Índices Nutricionais e Fibrilação Atrial Pós-Operatória: Índice Triglicerídeos-Colesterol-Peso Corporal

Zulkif Tanriverdi ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20250171

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Parâmetro que Prevê Fibrilação Atrial Pós-Operatória em Pacientes com Cirurgia de Revascularização Miocárdica: Índice de Triglicerídeos-Colesterol-Peso Corporal".

A fibrilação atrial pós-operatória (FAPO) é uma das complicações mais comuns após cirurgia cardíaca e a causa mais comum de fibrilação atrial (FA) secundária. Embora ocorra em taxas diferentes dependendo do tipo de operação cardíaca, foi relatado que ocorre em aproximadamente 20% dos pacientes após cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM). Apesar dos avanços tecnológicos e de todas as estratégias preventivas desenvolvidas, ainda é relativamente comum., A FAPO aumenta a duração e o custo da hospitalização e está associada ao aumento da morbidade e mortalidade. Também pode ser um preditor do desenvolvimento de FA não cirúrgica nos anos após a cirurgia cardíaca. Portanto, é importante antecipar os pacientes que podem desenvolver FAPO após a cirurgia cardíaca.

Até o momento, muitos biomarcadores séricos foram investigados para identificar pacientes em risco de FAPO. Recentemente, foi demonstrado que a desnutrição é prevalente em pacientes hospitalizados, e se descobriu que a desnutrição está associada a uma maior incidência de FA e resultados cardíacos adversos devido à desaceleração do processo de recuperação e ao aumento do risco de complicações., Muitas ferramentas diferentes de triagem nutricional, das mais simples às bastante complexas, estão disponíveis para avaliar a desnutrição na prática clínica diária. Alguns novos índices nutricionais foram desenvolvidos por parâmetros objetivamente mensuráveis, como triglicerídeos, colesterol total, peso corporal, albumina, linfócitos e variáveis laboratoriais adicionais para identificar o estado nutricional. Embora vários sistemas e pontuações tenham sido avaliados em estudos clínicos, 4 índices nutricionais objetivos têm sido comumente propostos para a avaliação da desnutrição, como segue: índice de risco nutricional geriátrico (GNRI), índice de nutrição prognóstica (PNI), índice de triglicerídeos-colesterol-peso corporal (ITCC) e o escore de controle do estado nutricional (CONUT).

[…]

Índices Nutricionais e Fibrilação Atrial Pós-Operatória: Índice Triglicerídeos-Colesterol-Peso Corporal

Comentários

Pular para o conteúdo