Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(5): e20250182

O Papel do Escore Prognóstico de Nápoles na Avaliação da Permeabilidade do EVS após Cirurgia de Revascularização do Miocárdio

Mustafa Ozan Gürsoy ORCID logo , Hakan Güneş

DOI: 10.36660/abc.20250182

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Relação entre o Escore Prognóstico de Nápoles e a Doença do Enxerto de Veia Safena após Cirurgia de Revascularização do Miocárdio".

As doenças cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente um terço das mortes no mundo, e a doença cardíaca isquêmica é a forma mais comum. A cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) é um procedimento comum realizado no tratamento da doença arterial coronariana, mas as menores taxas de permeabilidade dos enxertos são as principais limitações durante o acompanhamento de curto e longo prazo. A falha do enxerto varia de 10% a 50%, dependendo do tipo de conduto utilizado, com maior incidência encontrada em enxertos de veia safena (EVS).

Mediadores inflamatórios desempenham papéis essenciais no desenvolvimento da aterosclerose e têm sido extensivamente estudados em vários distúrbios cardíacos e não cardíacos., O escore prognóstico de Nápoles (NPS) é um novo escore desenvolvido de acordo com o estado inflamatório e nutricional que tem sido frequentemente estudado em oncologia, especialmente em cânceres gastrointestinais. Também foi proposto como um biomarcador inflamatório e potencial preditor de risco e prognóstico em pacientes com doença arterial coronariana, incluindo infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST). O NPS pode fornecer informações sobre a condição inflamatória e nutricional de um paciente, incluindo a razão linfócito-monócito (RLM), razão neutrófilo-linfócito (RNL), colesterol total (CT) e níveis séricos de alfa. O CT e a albumina sérica refletem o estado nutricional do corpo, enquanto a RNL e a RLM representam sua condição imunoinflamatória. Isso permite uma avaliação mais completa do estado físico do paciente.

[…]

O Papel do Escore Prognóstico de Nápoles na Avaliação da Permeabilidade do EVS após Cirurgia de Revascularização do Miocárdio

Comentários

Pular para o conteúdo