Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(2): e20220894

Sente-se Menos, Mova-se Mais e Sinta-se Bem, Pessoal!: O Comportamento Sedentário pode Comprometer a Saúde Cardiometabólica por Meio de Problemas de Saúde Mental ao Longo da Vida

Ceren Bicer, Yasin Hasan Balcioglu ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20220894

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Comportamento Sedentário, Hábitos Alimentares e Risco Cardiometabólico em Crianças e Adolescentes Fisicamente Ativos".

Lemos com interesse o artigo intitulado “Comportamento sedentário, hábitos alimentares e risco cardiometabólico em crianças e adolescentes fisicamente ativos”. Neste estudo, os autores tentaram avaliar a relação entre comportamento sedentário, fatores de risco cardiometabólico e hábitos alimentares em crianças e adolescentes fisicamente ativos. Seus resultados concluíram que não há associação entre comportamento sedentário e fatores de risco cardiometabólicos em crianças e adolescentes fisicamente ativos. No entanto, concluíram que o comportamento sedentário estava associado a hábitos alimentares inadequados. Além disso, crianças e adolescentes com comportamento sedentário apresentaram maior probabilidade de consumir alimentos em frente à televisão regularmente e consumir pelo menos um alimento ultraprocessado por dia, consumindo menos frutas.

Apesar deste estudo fornecer achados importantes, os estudos com desenho transversal têm inerentemente limitações substanciais. Particularmente quando se trata de doenças como distúrbios cardiometabólicos, estes são os resultados da acumulação de fatores de risco ao longo de muitos anos. Um delineamento transversal para essa faixa etária pode negligenciar os efeitos do comportamento sedentário nas condições cardiometabólicas na idade adulta, pois provavelmente não terá tempo suficiente para demonstrar seu real efeito no início da vida.

[…]

Sente-se Menos, Mova-se Mais e Sinta-se Bem, Pessoal!: O Comportamento Sedentário pode Comprometer a Saúde Cardiometabólica por Meio de Problemas de Saúde Mental ao Longo da Vida

Comentários

Pular para o conteúdo